Conselhos SPEO em tempo de Covid-19 

– Sabe que a obesidade é um factor de risco na infecção por coronavíruos? 

 1.     Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Inclua alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos. Coma mais fruta e hortícolas – sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta ao dia. 

2.     Pratique uma alimentação consciente. Abrande o ritmo e descubra os aromas, cores, sensações, texturas e sabores dos alimentos. 

3.     Reduza a ingestão energética excessiva e evite alimentos ricos em açúcares e sal. Resista a comprar aqueles alimentos menos saudáveis. Não tenha a “tentação” em casa! 

4.     Mantenha, dentro do possível, rotinas e horários. Distribua as refeições ao longo do dia. Evite “assaltos à despensa e frigorífico”. 

5.     Aproveite para fazer todas as refeições e snacks sentado à mesa e sem distrações. Aproveite para conversar e não se envolva noutras atividades enquanto está a comer. 

6.     Mantenha um bom estado de hidratação. Beba pelo menos 1,5L de água ao longo do dia. Experimente infusões, tisanas, chás ou águas aromatizadas, sem adição de açúcar. 

7.     Crie uma rotina de exercício diária: inclua, pelo menos, 30 minutos de atividade. Se já fazia exercício, adira a aulas online (YouTube, ginásio que frequentava). Se vai iniciar agora, é necessário cautela, pelo que deve solicitar acompanhamento online por um Fisiologista do Exercício. 

8.     Levante-se! Faça intervalos ativos a cada 30 minutos que passa sentado. Transforme as tarefas domésticas num jogo, envolva os seus filhos e retirem partido desses momentos. 

9.     Se estiver em regime de tele-trabalho, pondere criar uma secretária alta (utilizando uma mesa ou empilhando livros/caixas), para trabalhar alternadamente na posição de pé. Se tiver uma reunião mantenha-se em pé ou caminhe pela casa enquanto fala. 

10.  Crie tempo livre de vírus em família: desligue a TV e o telemóvel. Aproveite para dançar com os seus filhos, ao som da vossa música favorita. Divirta-se em jogos ativos (saltar à corda, jogar com um balão, ou outros). 

11.  Prepare-se para o surgimento de emoções difíceis, mas lembre-se que todas as emoções são passageiras. Expresse as suas emoções através da escrita, do desenho, da música, da dança ou ligando a alguém importante para si. Não tente eliminá-las usando a comida. 

12.  A mente humana tende a ser negativa e catastrófica. Não caia nas armadilhas dos pensamentos do tipo “tudo ou nada” ou “perdido por cem, perdido por mil”. A vida é feita de contrastes, altos e baixos e surpresas, por isso mantenha os seus esforços para uma vida saudável.