Banner SPEO
Homepage
SPEO
Notícias
Actividades
Congresso
Contactos
Links
Sócios
Últimas
World Obesity Day Update - Comunicado de Imprensa - 11 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OBESIDADE - Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO)

Comunicado de Imprensa

 

11 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OBESIDADE

Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO)

“É preciso acabar com o estigma da obesidade e promover o acesso aos tratamentos desta doença”

Lisboa, 09 de outubro de 2018 – A obesidade é um dos mais sérios desafios da Saúde Pública do século XXI, tendo já atingido proporções epidémicas. O excesso de peso e a obesidade estão associadas à morte de pelo menos 2,8 milhões de pessoas todos os anos. Em Portugal, estima-se que mais de metade da população tenha obesidade ou pré-obesidade. No Dia Mundial da Obesidade, que se assinala a 11 de outubro, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) alerta para a necessidade de acabar com o estigma da obesidade e para a urgência de tratar a obesidade nas primeiras fases da doença, possibilitando-se acesso à terapêutica farmacológica, que até hoje não é comparticipada em Portugal.

“A obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial que ultrapassa as escolhas individuais. A ideia estigmatizante de que a pessoa com obesidade é responsável pela sua condição, por ser “preguiçosa” ou não ter autocontrolo, retira o profissional de saúde da equação da eficácia do tratamento, responsabilizando unicamente a pessoa pelo sucesso do mesmo. Isto só contribui para o aumento dos níveis de obesidade e para o atraso e insucesso do tratamento. Devemos lutar para que todos os profissionais de saúde tenham acesso a formação especializada em tratamentos eficazes, para que adotem um discurso não estigmatizante e para que todos os indivíduos com sobrepeso tenham acessibilidade plena ao tratamento integral da obesidade. Já se tem feito bastante para melhorar o acesso às cirurgias bariátricas, indicadas na obesidade mórbida, mas é preciso tratar a obesidade desde a fase inicial. Para que isto aconteça, é urgente que terapêutica farmacológica seja comparticipada e, assim, acessível a todos. É preciso acabar com o estigma da obesidade e promover o acesso ao todos os tratamentos desta doença”, destaca Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO).

A obesidade está associada a um decréscimo da esperança média de vida e da qualidade da mesma, estando associada a problemas de saúde como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, outras doenças metabólicas, respiratórias, cardiovasculares, ósseas e vários tipos de cancros.

“A responsabilidade da obesidade deve ser partilhada pela sociedade e é necessário um apoio positivo e uma narrativa de responsabilidade de todos os profissionais de saúde e da sociedade em geral de modo a aumentar a eficácia dos cuidados de saúde das pessoas com excesso de peso e obesidade. Prevenir e tratar a obesidade significa ter uma sociedade mais saudável e com uma vida mais longa. Significa ainda menos custos para os sistemas de saúde – estima-se que os custos direta e indiretamente associados à obesidade estão na ordem dos 300 mil euros por ano em Portugal [1], sendo que a nível europeu, o peso da obesidade pode ultrapassar 10 mil milhões de euros em custos de saúde[2]. É preciso mostrar às entidades de saúde competentes e aos políticos o impacto económico da obesidade, quer os custos diretos quer indiretos, que a curto e a longo prazo são maiores do que disponibilizar tratamentos adequados mais precocemente e antes que as múltiplas complicações associadas à obesidade se instalem.” acrescenta a representante da SPEO.

O aumento global da prevalência da obesidade é um problema de saúde pública com grandes custos para os sistemas de saúde. Estima-se que mais de 20% da população mundial será obesa em 2025 se não forem adotadas medidas que travem esta evolução.

Segundo o último estudo português, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), estima-se que, em Portugal, mais de metade da população - mais de 6 milhões de pessoas - tenha obesidade ou pré-obesidade.

“Uma vez que está comprovado, por vários estudos de relevo, a perda de peso, mesmo que na ordem dos 5% a 10%, pode trazer benefícios para a saúde, reduzindo o risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares, melhorando a pressão arterial e reduzindo a gravidade de apneia do sono, tratar farmacologicamente, através de inibidores de apetite, a obesidade desde as fases iniciais, é promover a curto e longo prazo a saúde geral dos individuais”, conclui Paula Freitas.

 

Sobre a Obesidade:

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, há 1,4 milhões de pessoas obesas em Portugal o que faz de Portugal um dos países com maior taxa de obesidade na União Europeia. A Obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade alcançou as proporções de pandemia, com mais de 1,9 biliões de adultos (acima dos 18 anos) com excesso de peso (IMC> 25 kg/m2). Deste grupo, mais de 600 milhões de pessoas são obesas (IMC> 30 kg/m2).

A obesidade é uma doença que requer uma gestão a longo prazo. As comorbilidades relacionadas com a obesidade incluem a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), alguns tipos de cancro, infertilidade, doenças articulares e ósseas, doenças psicológicas, entre outras. É uma doença complexa e multifatorial que é influenciada por fatores, fisiológicos, genéticos, endócrinos, psicológicos, ambientais e socioeconómicos.

 

Sobre a SPEO:

Fundada em 1989, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), tem como objetivo principal promover a investigação e a divulgação de conhecimento relacionado com a obesidade e os aspetos relacionados, dentro de uma comunidade cientifica muito alargada que inclui investigadores, médicos de várias especialidades, nutricionistas, psicólogos e fisiologistas do exercício físico, entre outros e também outras áreas com relevância para a sociedade civil.

A SPEO assegura também a representação nacional das sociedades científicas e organizações internacionais dedicadas à obesidade, como a International Society for the Study of Obesity e a European Association for the Study of Obesity. Para mais informação consulte http://www.speo-obesidade.pt/CDA/HPhomepage.aspx


World Obesity Day Update
Dear Members, Advocates and Champions,

Welcome to the first in a series of weekly communications that will lead up to #WorldObesityDay on 11th October 2018. 

This year, our focus is on weight stigma.  

We want to #EndWeightStigma by shining a spotlight on the stigmatising language and images used by the media, healthcare providers and society at large.
Help us end weight stigma this #WorldObesityDay
Each week in the lead up to #WorldObesityDay we’ll share ideas on how you can engage with media, healthcare providers and other organisations to help #EndWeightStigma. We’ll also provide you with resources to support your activity on World Obesity Day.

Additionally, we will share what World Obesity and our members and supporters are doing on and around the day. 

We’ll be sharing all the tools and resources you need over the coming weeks at the dedicated site: www.obesityday.worldobesity.org.
/ What is World Obesity Day? 
World Obesity Day was launched in 2015 as an annual campaign to stimulate and support practical solutions to help people achieve and maintain a healthy weight, and to reverse the global obesity crisis. 

The number of adults living with obesity continues to rise. On current trends, 2.7billion adults worldwide will live with obesity by 2025, of which 177 million adults will be in need of treatment as a result of severe obesity. 

This #WorldObesityDay we are asking you to help us #EndWeightStigma by calling out examples of stigma and prejudice in the media and online.

/ Why focus on stigma?
Weight stigma is pervasive in countries around the world – and we all have a role to play to help end it. Here’s why:
  • Stigmatising obesity undermines people’s health and makes it harder to seek support
  • Negative images and language reinforce stigma around obesityModern environments encourage and promote unhealthy lifestyles. Obesity is not about individual blame but shared responsibility in society
  • A positive, supportive narrative between clinicians and their patients will increase the effectiveness of care.
/ How can we end stigma?
This #WorldObesityDay there are four calls to action:

  • to help end weight stigma we need… Media to abandon the use of negative images and language about obesity.

  • to help end weight stigma we need… Health care providers to acknowledge the environmental factors that cause obesity, which will improve support and efficacy during diagnosis and treatment. 

  • to help end weight stigma we need… Greater awareness that there are multiple sources of weight stigma and greater understanding of the steps to avoid it such as at work or at school.

  • to help end weight stigma we need… Government action to improve the environments we live in, rather than focus on individual responsibility and blame.
/ World Obesity Day materials and resources 
There are a range of tools and resources to support this year’s #WorldObesityDay. More will be available over the coming weeks so please keep checking the webpages.

Advocacy toolkit 
We’ve prepared advice on how to help #EndWeightStigma in your country or community. This includes more detail on how you can get involved and advice on non-stigmatising solutions. Click here to access the toolkit

Webinar
On 19 September 2018 at 4pm BST we are hosting a webinar on World Obesity Day theme 'Weight Stigma' and will include a summary of the campaign and how to get involved. Johanna Ralston will chair the webinar with presentations from various members and advocates plus guest speaker Stuart Flint talking on 'Weight Stigma and the Media'. If you are able to join us, please register by following this link

Image Bank
World Obesity has an image bank filled with non-stigmatising images. They are completely free to use and very easy to download. You can consider using the images in presentations, reports and other materials you may produce as part of your work.

Case studies – we need your help 
Do you know anyone who has experienced obesity stigma? If so, we want to hear from you. We’re on the hunt for compelling real-life stories and experiences that clearly demonstrate the impact of stigma. Direct experiences and personal stories will help the media and healthcare providers realise the consequences of stigma and encourage them to change attitudes towards people with obesity.

We have provided an on-line form (with guidelines) for you to complete which you can access by clicking here. We are looking for anything from a short quote reflecting on your experience through to a more detailed story of up to 300 words. Deadline for submissions is Friday 14th September
/ What next?
In the coming weeks there will be more information on our plans for #WorldObesityDay and how you can get involved.

This includes plans for social media, a template press release and template letters to media.

Any questions?
If you have any questions, please contact us at wod@worldobesity.org
 
You can tweet us @WorldObesity and use #WorldObesityDay or #EndWeightStigma

All information and resources will be added to our World Obesity Day website as it becomes available.
 
Thank you for helping us #EndWeightStigma.

09/10/2018 21:49
19/10/2018 17:46  ECO 2019 - 26th European Congress n Obesity, 28 April - 01 May, 2019 – Glasgow, Scotland
14/10/2018 20:48  22º Congresso Português de Obesidade - Lisboa, 23 a 25 de novembro 2018 - Curso Paralelo para MGF - FORMAÇÃO EM OBESIDADE PARA MÉDICOS DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR
09/10/2018 21:49  World Obesity Day Update - Comunicado de Imprensa - 11 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OBESIDADE - Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO)
27/09/2018 22:22  European Association for the Study of Obesity - EASO
13/09/2018 9:45  Weekly news brief from World Obesity
13/07/2018 16:06  Tratamento farmacológico da obesidade no adulto - Posicionamento das Sociedades Espanhola e Portuguesa para o Estudo da Obesidade
21/05/2018 15:03  Dia Nacional e Eurpopeu da Obesidade, 2018
11/12/2017 12:07  21º Congresso Português de Obesidade, Aveiro, 24 a 26 de Novembro 2017.
06/07/2017 9:56  O NoHoW é um estudo científico a decorrer na Faculdade de Motricidade Humana e num total de 3 países em paralelo (Portugal, Reino Unido e Dinamarca), que tem como objetivo ajudar pessoas que perderam peso a manter o peso perdido.
09/03/2017 21:52  Dia Europeu da Obesidade 2017 - 20 de Maio
24/02/2017 15:15  World Kidney Day, 9 March 2017
29/11/2016 20:45  20º Congresso Português de Obesidade, Porto, 18 a 20 de Novembro 2016
26/09/2016 18:14  ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS DA SPEO
30/05/2016 19:10  Dia Nacional e Europeu de Obesidade - 21 de Maio de 2016 -
26/01/2016 12:55  19º Congresso Português de Obesidade - Textos dos Resumos - Resumos Premiados - Novos Corpos Gerentes da SPEO
08/06/2015 14:38  2015 Milan Declaration: A Call to Action on Obesity
13/11/2014 18:21  18º Congresso Português de Obesidade, Aveiro, 24 a 26 de Outubro 2014.
15/10/2014 0:00  PAGAMENTO DE QUOTAS SPEO
20-08-2013 16:46  Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto
15-12-2011 11:56  Inventariação da investigação sobre obesidade em Portugal
12-12-2011 13:58  International Diabetes Federation
25-01-2011 10:57  PICO Programa de Intervenção Contra a Osteoartrose
23-07-2010 1:00  Presença Portuguesa no ICO 2010
12-02-2010 11:26  Novos periódicos internacionais na área da obesidade
21-09-2009 23:14  Carta aberta ao Director da Revista VISÃO, em resposta ao artigo de capa da edição de 10 de Setembro, “Afinal, o Exercício Não Emagrece”.
Arquivo
Últimas notícias
Outubro de 2018
Setembro de 2018
Julho de 2018
Maio de 2018
Ano de 2017
Ano de 2016
Ano de 2015
Ano de 2014
Ano de 2013
Ano de 2011
Ano de 2010
Ano de 2009
Ano de 2008
Ano de 2007
Preço das inscrições - Normas para apresentação dos posters.
HomepageSPEONotíciasActividadesCongressoContactosLinksSócios
Copyright © 2006 Code Jockeys, Todos os direitos reservados.